sábado, 10 de janeiro de 2009

Paixão pela carreira


Créditos ao site Gazeta Online.

Fazer o que gosta ou gostar do que faz? Muitos profissionais se deparam com este dilema ao optar por uma carreira. Afinal, um dos segredos do sucesso profissional está justamente em se "apaixonar" pela profissão.
Para o professor e palestrante Davi Mourrahy, a melhor opção é ter um ponto de equilíbrio. "Fazer o que gosta é privilégio de poucos e a maior parte dos profissionais aprende a gostar do que faz. Por isso, o ideal é buscar essa meta", avalia.Áudio:Professor Davi Mourrahy dá dicas para se apaixonar pelo seu trabalho
No entanto, acima de gostar ou não da sua função, a competência deve ser a meta do profissional. É preciso desenvolver habilidades necessárias para executar determinadas tarefas e também trabalhar a forma como encara o seu trabalho.
Segundo a psicóloga da Psicoespaço Consultoria em Recursos Humanos, Riviane Damásio, "essas atitudes podem contribuir para tornar mais prazerosas as atividades para as quais não temos um talento natural".
Mas se você ainda não se sente motivado o suficiente para se apaixonar pela sua profissão, talvez seja hora de repensar sua carreira e optar por algo que tenha mais afinidade, assim como fez a professora universitária, Júlia Bellia Margoto.
Depois de trabalhar 10 anos em uma empresa, Júlia decidiu que queria mudar de carreira e buscar qualidade de vida. "Foi o acúmulo de várias coisas, ao longo dos anos, que influenciou minha decisão. Encontrei a oportunidade quando optei em deixar a empresa para fazer um mestrado", conta.
No entanto, Júlia conta que não foi uma decisão de momento. "É preciso pensar muito. Mas quando está fazendo o que gosta, tudo se resolve e você passa a se empenhar mais", diz.
10 regras para gostar do que faz
Raridade. O profissional hoje tem que buscar ser único, pois as empresas querem pessoas diferenciadas e inovadoras, que participam e criam.
Prazer. Procure atividades que lhe dêem prazer em executar, sem se importar com a remuneração num primeiro instante.
Desafios. Seguir uma carreira que gosta sem desafios, ou estar em uma função abaixo da sua capacidade, gera monotonia e, por conseqüência, desmotivação. Procure funções onde seja constantemente desafiado.
Motivação. Tem que ser diária. Vá atrás de fatores que possam contribuir para criar essa motivação.
Superação. Busque sempre fazer o melhor do que fez no dia anterior. O dia de hoje tem que ser melhor do que o de ontem.Alegria. Encare suas funções com bom humor. O trabalho não deve ser relacionado com castigo.
Mudanças. Não tenha medo de mudar, principalmente se for para melhor. Seja amigo das mudanças.
Metas. Estabeleça metas e estratégias pessoais e profissionais. Avalie onde quer estar e quais os valores que julga importantes para a sua vida a longo prazo.
Acredite. Só é possível gostar do que se faz se o profissional acreditar nele mesmo. Essa é a chave da superação.
Atitude. Reveja as suas atitudes e a forma como tem se comportado com colegas de trabalho e a sua própria função.
Análise
Fórmula do sucesso
Riviane Damásio , psicóloga
A fórmula se chama empenho. As pessoas comprometidas lidam melhor com as insatisfações. O profissional que consegue identificar uma carreira que venha ao encontro das suas habilidades, competências e motivações e visualiza no mercado de trabalho qual o foco de formação que deve seguir para ser um profissional diferenciado, é um candidato a profissional de sucesso. Na impossibilidade de se chegar a esta equação, temos que aprender a gostar do que fazemos ou repensar nossa escolha.

Nenhum comentário: